CASAMENTOS SURPRESA

   

Algarve-Casamento Dream Day Wedding Planner-Foto Golden Days Photography

Hoje trazemos-lhe um assunto no mínimo original: o casamento surpresa. Já se imaginou a ser surpreendida pelo seu noivo com um casamento? Nem lhe passava pela cabeça, pois não? Mas é possível. A única diferença é que será um evento simbólico. A formalização no civil ou no religioso podem e devem ser celebrados depois numa data a combinar.

   Este tipo de casamento implica, acima de tudo, muito amor, imaginação e alguma audácia. É um evento muito bonito e cheio de emoção. E se for você a preparar um casamento surpresa ao amor da sua vida? 

Com base na minha experiência, os casamentos surpresa têm dois grandes objetivos:

  • Em alguns casos, o noivo ou a noiva desejam organizar e experiênciar um evento muito especial, como manifestação dos seus mais puros sentimentos. 
  • Noutros casos, um dos membros do casal deseja enviar ao seu parceiro uma mensagem, absolutamente romântica e emocional. Esta opção verifica-se, maioritariamente, quando o casal está a atravessar uma fase muito especial no seu relacionamento, sentindo a necessidade de ter um novo começo. Recomeçar a viver, depois de um momento de vida muito difícil, por exemplo. Mas, naturalmente, mil outros podem ser os motivos. 

   Contudo, é importante realçar que toda a dinâmica de manter o segredo até à chegada do celebrante não é fácil, precisa mesmo de ser um verdadeiro artista para isso. No entanto, muitos são os bem sucedidos que conseguem, de facto, manter a surpresa até, pelo menos, ao dia da cerimónia.

   Posto isto, deve já estar a questionar-se “Afinal, o que é necessário para organizar um casamento surpresa?”. As minhas sugestões:

  • Uma wedding planner 

   Uma wedding planner é seguramente aconselhável, sobretudo se a cerimónia se realizar fora do Pais ou noutra região, de forma a ajudar no que toca à organização do evento: a escolha da location, o catering (ou a organização de um jantar muito especial), assim como para tratar de todas as questões relativas à decoração do espaço (neste tipo de casamento há sempre muitas flores e pormenores diferentes. De facto, a ideia é criar um cenário fora do comum). 

  • A location

   Normalmente, os locais escolhidos para este tipo de casamento são jardins ou pequenas salas de hotéis, que apresentam uma maior disponibilidade para receber casamentos com apenas duas pessoas. No entanto, poderão também optar por restaurantes na praia, espaços na natureza, como praias, rochedos ou espaços arborizados.

   A parte mais complicada em organizar um casamento surpresa, para além de o manter em segredo, é convencer o noivo ou a noiva a levar uma roupa especial para um evento especial, dentro da sua mala de viagem, e ainda persuadi-la/o a vestir no momento em que se preparam para ir para o local, onde toda a cerimónia irá decorrer.

  • Um celebrante

   Celebrar um casamento surpresa não é fácil, e para o seu sucesso, é importante escolher um celebrante especializado. É necessário saber explicar muito bem o porquê da surpresa e a ligação com o lugar que foi escolhido para ser o palco deste acontecimento. Mas, acima de tudo, saber expressar e partilhar todos os sentimentos e as histórias que estão por detrás do evento, e, fundamental, criar a atmosfera certa, romântica e repleta de emoção.  

  • Outros essenciais:

   As alianças são, ainda, um aspeto que, obviamente, não deverá ser esquecido, assim como escrever votos matrimoniais particularmente inspiradores. Aconselho sempre também uma linda leitura, que se revele a ideal para aquela ocasião tão especial. .

   Para além disso, pense, também, numa prenda especial. Por exemplo, uma estadia num prestigioso hotel com spa é sempre uma ótima opção. 

   Contudo, a chave para o sucesso será sempre muito, muito amor, fundamental para garantir o exito do evento.

O meu mais bonito casamento surpresa de sempre?

   Foi no Algarve, numa praia acessível apenas através de barco e reservada, com exclusividade, para este dia. A florista tinha colocado um arco cheio de flores brancas e amarelas, a luz era quase violeta, o sol batia implacável. Os noivos chegaram ao local de motoscafo, vindos de uma excursão ao longo da costa. Ele descalço, mas muito elegante. Ela também descalça e com uma coroa de flores nos cabelos, apresentando apenas um vestido branco muito curto e quase transparente, que o vento quente dificilmente conseguia segurar. Quem eram realmente aquelas duas lindas criaturas tão alegres e verdadeiramente apaixonadas? Atores, modelos, …? Nunca quis saber! Uma empresa de catering tinha organizado um buffet de aperitivos, com uma sangria deliciosa e, para depois, um churrasco de peixe e carne. Todo o cenário e a sua envolvência eram exagerada e extraordinariamente fantásticos. De facto, a wedding planner tinha organizado o evento de uma maneira absolutamente perfeita, ao ponto que até as gaivotas fizeram questão de ficar por perto e a observar, silenciosamente, a cerimónia. 

   

About Mariano Salvatore Sarno

Vivo em Portugal desde 1993. É uma terra que amo, que me deu muito, e que continua a dar-me muito. Ano após ano, exploro as incríveis belezas deste País, nas minhas muitas viagens pelos recantos mais remotos, organizando casamentos e cerimónias, e ajudando os noivos a realizarem os seus sonhos.
This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.